Especialidades escoteiras são conquistas pessoais e que indicam conhecimento de determinado tema por certo escoteiro. As especialidades são concedidas em três níveis sendo diferenciados pelas cores, sendo elas:
Para obter uma especialidade no nível 1, é preciso cumprir 1/3 dos requisitos. Ou seja, se houverem 9 requisitos, basta cumprir 3. Se houverem 12, é preciso cumprir 4, e assim em diante. Para obter o nível 2, são necessários 2/3 dos requisitos, e para o nível 3, todos os requisitos.[2]
As especialidades são divididas em cinco ramos de conhecimentos, sendo eles:
Ciência e Tecnologia:
O Ramos de Conhecimentos denominado de CIÊNCIA & TECNOLOGIA inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica.
Cultura:
As manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza cultural.
Desportos:
Temas relacionados com atividades físicas e o envolvimento em atividades de práticas esportivas individualmente ou em equipes, incluem no ramos de conhecimentos.
Serviços:
Tudo que possa ser útil ao próximo, que envolvem, aquelas que por excelência, para a prestação de serviços de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana.
Habilidades Escoteiras:
Ramos de conhecimento e que se relaciona mais diretamente com as habilidades necessárias para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver.
Os distintivos de Especialidades correspondentes aos ramos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, e os das especialidades dos ramos Ciência e Tecnologia, Cultura e Desportos são usados na manga direita.
As especialidades são necessárias para diversas conquistas escoteiras, entre elas os distintivos especiais: “Cruzeiro do Sul”, Cordões, “Insígnia de Aeronauta”, “Lis de Ouro” e “Escoteiro da Pátria”.
Todas as especialidades estão listadas no “Guia de Especialidades”, que é periodicamente atualizado e vendido através da Loja Escoteira Nacional, e no site da UEB.
Clique aqui para acessar a página da UEB.
Querido visitante, seja muito bem-vindo!