» História do Grupo

Origem

O Grupo Escoteiro Quarupe foi formado por pessoas que residiam na região da Lapa e que praticavam escotismo em localidades distantes de suas residências. O núcleo articulador do Quarupe foi composto pelas seguintes pessoas:

 Ao final do tempo como membro juvenil (Ramo Pioneiro), chefe Robson começou a articular pessoas para montar um Grupo Escoteiro na região da Lapa. Na época, o 5º Distrito contava com apenas 3 Grupos Escoteiros (Guiará, Tabapuã e Tiradentes). As primeiras conversas informais aconteceram entre setembro e dezembro de 1993. Após as primeiras reuniões, os escotistas Fernando e Fátima também se juntaram à equipe.

A primeira reunião, que instituiu a Comissão Provisória, aconteceu no dia 16 de dezembro salão de festas da Igreja São João Maria Vianey, na Praça Cornélia, e contou com a presença da então Comissária Distrital, chefe Ana Maria Staudinger (107º GE Tiradentes).

Inauguração:

A primeira atividade com jovens ocorreu no dia 09 de abril de 1994 data esta considerada como inauguração oficial do Grupo Escoteiro Quarupe, na Praça Cornélia. No mesmo mês, aconteceram as tratativas para a instalação do GE na Escola Estadual Dr. Edmundo de Carvalho (Experimental). Em maio, aconteceram as primeiras atividades de divulgação do Escotismo na escola, o que atraiu membros juvenis para os ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior.

O primeiro Diretor Presidente eleito foi o Sr. Marco Antonio Zanfelicce, pai da lobinha Ana Carolina Zanfelicce, uma das primeiras matriculadas na Alcateia do Grupo. A composição dos escotistas foi a seguinte:

Alcatéia: Robson, Glaucia (Pioneira), Lucy

Tropa Escoteira: Antonio Carlos, Fernando, Fátima

Tropa Senior: Olga, Sandra

Clã Pioneiro: Léa e Nílvia

A cerimônia contou com a presença de convidados de outros Grupos Escoteiros e foi dirigida pela Comissária Ana Maria. Foram realizadas as primeiras promessas dos membros juvenis da Alcateia e da Tropa Escoteira e renovadas as promessas dos jovens vindos de outros Grupos (Luciana, Glaucia, Adailto, Daniela). Foi uma cerimônia rápida pois haveria um jogo da Copa do Mundo no mesmo dia.

Renovação da promessa da então escoteira Luciana Moraes, vinda do 204º GE Amazônia, na inauguração do Quarupe. A primeira promessa feita integralmente no Quarupe foi do lobinho Diego Romboli.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens